top of page

Conheça os tipos de blindagem

Os tipos ou níveis de blindagem automotiva equivalem ao nível de proteção balística que aquela blindagem consegue suportar.


Na ABNT 15000 estão dispostos os níveis de blindagem balística, conforme tabela abaixo.

Fonte: ABNT 15000.

Como podemos observar quanto maior o nível balístico maior a proteção.


NÍVEL I

Esse nível de proteção popularizou-se devido ao custo mais baixo e por oferecer uma menor proteção, porém com bandidos cada vez mais armados tornou-se inviável, por oferecer menor resistência balística em uma situação de risco o motorista teria que atentar-se ao armamento utilizado.


NÍVEL II e II-A

Assim como o nível I as blindagens do nível II e II-A por não oferecerem uma proteção total são menos procuradas e pouco realizadas no Brasil.


NÍVEL III-A

Atualmente no Brasil o nível mais comum é o III-A, pois é o mais resistente nível de proteção de uso permitido, oferecendo proteção as armas de mão como revólveres e pistolas e além de submetralhadoras como 9 mm e .44.


Apesar de ser taxada como uma blindagem pesada, atualmente com a tecnologia e materiais de alta performance tornou-se mais leve em relação aos veículos antigos.


Em média 85% do veículo é blindado com manta de aramida, que possui uma resistência balística de 5 a 7 vezes maior do que o aço em sua proporcionalidade.


NÍVEL III e IV

Segundo a Portaria 94 que dispõe sobre os veículos blindados, os níveis III e IV são de uso restrito a utilização das forças especiais, órgãos governamentais entre outros, elas possuem os maiores níveis de proteção balística, suportando fúsil e armamentos pesados.


O nosso alvo é a sua segurança.









Commentaires


bottom of page